Loja da EJA – Tô aqui, tô de boa!

 Loja da EJA – Tô aqui, tô de boa!

Um dos temas pertinentes aos componentes curriculares da Educação de Jovens e Adultos – EJA é o estudo sobre o sistema monetário brasileiro e a educação financeira. Através de uma oficina, realizada na Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, em sala de aula, no dia 12/05/2022, foi criada uma pequena loja para que os estudantes pudessem comprar produtos diversos.

Os produtos oferecidos, reais, foram obtidos através de doações por parte de professores, funcionários, alunos e colaboradores. O dinheiro simbólico compreendeu miniaturas de cédulas e moedas à semelhança do dinheiro brasileiro. O banco, também simbólico, teve a função de distribuir os valores aos estudantes para compras, pagamentos e trocos.

Com essa atividade, pretendeu-se promover uma aprendizagem significativa, chamando a atenção para a necessidade de refletir sobre o consumo e adquirir produtos de forma consciente. As famílias dos estudantes também poderão ser estimuladas a pensar sobre o dinheiro e o seu uso. Os alunos passarão a entender melhor as ações de compra e venda no âmbito pessoal, do trabalho e social. Poderão fazer escolhas de consumo mais alinhadas ao exercício da cidadania, com autonomia e responsabilidade, sempre voltadas para projetos de vida financeira a curto, médio e longo prazo.











Share:

Com a volta do horário normal como fica a rotina da escola?

Alterações a partir de segunda-feira, dia 09 de maio de 2022. 

1 - Horário de entrada passa a ser:
7:00 às 7:10
13:00 às 13:10
Escola Integrada: 8:00

2 - Horário de recreio:
1° turno:
1° recreio: 8:55 às 9:15
2° recreio: 9:20 às 9:40
2° turno:
1° recreio: 14:55 às 15:15
2° recreio: 15:20 às 15:40

3 - Horário de saída:
1° turno: 11:20 (11:10 vans)
Escola Integrada: 16hs.
2° turno: 17:20 (17:10 vans)

4 - O uso da máscara é facultativo. Em caso de sintomas de resfriados o uso é obrigatório.

5 - Lanches:
O cardápio da escola é orientado por nutricionistas, caso envie lanche de casa o mesmo precisa ser saudável.

6 - Almoço:
O almoço volta a ser servido após o término do turno de estudos. Portanto, a família que deseja que a criança almoce na escola, deverá organizar esse horário com o responsável por buscar o/a estudante.

O tempo pedagógico/estudos volta a normalidade e por isso não há possibilidade de redução desse horário.

7 - Uniforme:
Recebemos apenas camisas 8 e 10 que já foram entregues aos novatos. Assim que chegarem enviaremos para as demais idades. Ressaltamos que é muito importante o uso do uniforme para quem já recebeu.

8 - Frequência:
O ensino presencial é obrigatório. As justificativas faltas devem ser enviadas para o e-mail empev.secretaria@edu.pbh.gov.br ou devem ser preenchidas presencialmente na secretaria da escola. Em caso de atendimento médico, o atestado original deve ser entregue na secretaria.

9 - Reunião ou recados para os professores:
Os professores não podem fazer atendimentos na porta das salas. Caso necessite falar com o professor (a), solicite agendamento com a coordenação.

10 - Animais:
É proibida a entrada de animais na escola.


Share:

GraphoGame

O GraphoGame ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. O jogo é especialmente eficaz para crianças que estão aprendendo as relações entre letras e sons. Tudo isso sem anúncios e totalmente off-line!

O aplicativo apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. O GraphoGame é o resultado de décadas de pesquisas de cientistas da leitura da Finlândia e de outros países.

Gostou da sugestão? Clique no link e saiba mais: https://alfabetizacao.mec.gov.br/grapho-game


Share:

Campanhas de vacinação 2022

 A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Belo Horizonte e buscou a prevenção contra a Gripe e o Sarampo no último final de semana. No sábado, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, foram aplicadas mais de 32 mil doses dos dois imunizantes, sendo 19.027 contra a Gripe e 12.992 contra o Sarampo. 

Para se imunizar contra a gripe, neste dia, foram convocadas as pessoas acima de 60 anos, os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Em relação ao sarampo, puderam se vacinar os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. 

Até o momento, considerando todos os públicos já convocados, a cobertura vacinal está em 18,7% e 15,4%, respectivamente. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% para gripe e 95% para o sarampo. 

As campanhas acontecem até 3 de junho. A aplicação dos dois imunizantes de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar nenhum intervalo. 

Gripe 

No início desta semana a Prefeitura iniciou mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, conforme orientações do Ministério da Saúde. Com a ampliação dos grupos, devem se vacinar as gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas e caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. 

As categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função exercida. Pessoas com comorbidade e deficiência permanente deverão apresentar um laudo ou exame para atestar a condição. As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. 

Os idosos de 60 anos e mais, trabalhadores da saúde e crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos, ainda podem procurar os pontos de vacinação para receber a dose. As aplicações são realizadas em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru. Para evitar aglomerações e ampliar o acesso, os idosos podem se vacinar também nas drogarias Araujo e Droga Clara. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no portal da Prefeitura. 

Sarampo 

A Secretaria Municipal de Saúde já convocou todos os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários para receber a vacina contra o sarampo, sendo as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e todos os trabalhadores da saúde. A imunização é feita, exclusivamente, nos 152 centros de saúde da capital. Os endereços completos, assim como os horários de funcionamento de cada unidade, podem ser verificados neste link


Share:

Bienal Mineira do Livro 2022

Bienal Mineira do Livro 2022

BH será capital brasileira da literatura de 13 a 22 de maio

Edição no BH Shopping deve receber 200 mil visitantes com ações formativas e culturais, apresentando 50 editoras com centenas de autores e milhares de livros em inédita parceria com entidades mineiras para curadoria de 11  eixos temáticos e estação vivencial que estimulem a leitura e fomentem as vendas de livros

A “Bienal Mineira do Livro” acontecerá de 13 a 22 de maio, no BH Shopping, promovendo ações formativas e culturais para estudantes e professores. A expectativa da organização do maior evento literário em Minas Gerais é atrair 200 mil visitantes em uma inédita programação, reunindo mais de 50 editoras, dezenas de autores e milhares de livros. A iniciativa educacional do Grupo Asas apresentará, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, diversas atividades e a segmentação da programação por interesse em 11 eixos temáticos, envolvendo a participação de reconhecidas entidades: secretarias de educação (Estado e Belo Horizonet), Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Fundação Dom Cabral, Academia Mineira de Letras, Instituto Pró-Livro, Instituto Fernando Sabino, Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais e SinepeMG, entre outras.   

A proposta é um estímulo à leitura, especialmente entre as comunidades mais vulneráveis, fomentando a cadeia econômica mineira do livro.  A Bienal conta também com o apoio dos governos estadual e municipal  em uma política intensa para democratizar o acesso a atividades culturais e educacionais com a distribuição de mais de 84 mil ingressos para professores e estudantes da rede pública e 200 escolas da rede privada em Belo Horizonte. 

A programação cultural exibirá dezenas de atividades culturais e educacionais para formação de leitores e intensificação do hábito da leitura. Um dos diferenciais desta 6ª edição está na inovação com a setorização da programação por tendências em encontros literários e a participação de grandes entidades mineiras e brasileiras, responsáveis pela curadoria de 11 eixos temáticos essenciais, focando no melhor atendimento para todas as faixas etárias:  

1.    Espaço Negócios - Curadoria: Fundação Dom Cabral -  rodadas de negócios e promoção de atividades para formação, atualização e enriquecimento da prática empresarial entre gestores da cadeia econômica do livro: editoras, livrarias, distribuidoras e fornecedores. 
2.    Mais Idade Mais Livros - Curadoria: Rede Longevidade  -  encontro do público 60+ e as personalidades de obras focadas em temas para discussões, envolvendo o envelhecimento dos brasileiros e as urgentes adaptações/alterações para ambientes físicos, mercado de consumo, serviços, costumes, relações sociais e culturais. 
3.    Café Literário - Curadoria: Academia Mineira de Letras com a participação especial de Rogério de Faria Tavares  -   palestras e rodas de conversas com autores. Encontros entre o público adulto e escritores  para discussões sobre temas variados da literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e temas globais. 
4.    Conexão Livro - Curadoria: Grupo Asas   - contato com temas variados e apresentadores das mais diversas atividades para a materialização da bibliodiversidade no setor livreiro e atendimento. As atividades envolverão conversas, apresentações e vivências para o leitor encontrar autores e personalidades, discutindo temas, como a empatia, humanidades, meio-ambiente, políticas públicas, equidades, esportes em geral, acessibilidade, diversidade, conhecimento de fundo e repertório cultural. 
5.    Espaço Eu Criança - Curadoria: Câmara Mineira do Livro  - ações culturais e educacionais para visitantes de 0 a 6 anos e os acompanhantes com autores e contadores de histórias. As interações abordam obras literárias disponíveis na iniciativa, valorizando o livro como disseminador de histórias infantis e infanto-juvenis. 
6.    Biblioteca Viva - Curadoria: Instituto Pró-Livro - oficinas de mediação e atividades de formação e atualização para bibliotecários e/ou profissionais responsáveis por bibliotecas e/ou salas de leitura. Os participantes terão acesso a pesquisas, comprovando a eficiência da leitura no incremento da aprendizagem de crianças e jovens, assim como as melhores práticas para equilibrar acervo, espaço físico, gestão e mediação. 
7.    Encontro Educação - Curadoria: Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepeMG), Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte -  atividades formativas e de atualização para educadores, coordenadores pedagógicos e profissionais, focadas em ações de transformação social pela leitura, ampliação do repertório cultural e do estímulo à educação com propósito, apresentando educadores e mediadores de leitura com  casos de sucesso para incentivar a leitura. 
8.    Palavras Com Tempero -  Curadoria: Instituto Fernando Sabino – espaço de entretenimento para famílias, ligado à poesia, ao audiovisual e à música. 
9.    Cozinha Mineira em Prosa e Verso - espaço para valorização da gastronomia mineira com a reunião das mais expressivas obras  e a presença dos seus autores, abordando uma das maiores riquezas culturais do Brasil: a culinária de Minas Gerais. 
10.    Turismo em Minas, Conquiste Histórias – apresentação de guias e livros sobre os atrativos turísticos culturais mineiros e os principais ativos: roteiros, conjuntos receptivos, rede de hospitalidade etc. 
11.    Estação Vivencial Leitura Inclusiva - Curadoria: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - espaço para partilha de experiências, saberes e materiais pedagógicos, como oportunidade de leitura para pessoas com necessidades especiais.


Programação completa e venda de ingresso no site: www.bienalmineiradolivro.com.br  

Fonte: http://portalbelohorizonte.com.br/eventos/feira/literatura/bienal-mineira-do-livro-2022



Share:

4 Pilares do Pensamento Computacional

 O pensamento computacional está cada vez mais sendo estudado e desenvolvido junto às nossas crianças e adolescentes. Aqui está uma maneira divertida de tentar explicar como ele funciona! Assista:



Share:

Sexta e sábado junino 2022

Olá pessoal, Ainda não foi possível fazer o Arraial do Vidigal para toda comunidade escolar, mas esse ano conseguimos fazer um dia junino ...

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES: