A Biblioteca "Dr Newton de Paiva Filho".

BIBLIOTECA

Dr Newton de Paiva Filho - EMPEV


A EMPEV possuí um acervo significativo de obras literárias na sua Biblioteca Dr Newton de Paiva Filho. Tais obras são cuidadosamente organizadas pelos profissionais que lá trabalham. No cotidiano escolar, há um projeto de visitação para contação de histórias e empréstimos semanais de livros. As crianças são estimuladas por seus professores a escolher uma obra literária e a realizarem o empréstimo semanal, assim durante esse período tem a oportunidade de fazer a leitura em casa acompanhado de seus familiares, ou individualmente.

Acreditamos que a parceria entre uma professora e os profissionais da biblioteca escolar pode fortalecer esse trabalho. Propomos que as aulas de literatura, que fazem parte do currículo escolar sejam ministradas por uma professora, no espaço da biblioteca escolar e com o auxílio dos profissionais que lá trabalham. Nossa expectativa é que ocorra a sistematização da leitura das obras, projetos interdisciplinares de leitura e até momentos de apresentação teatral sobre obras do acervo.
Biblioteca "Dr Newton de Paiva Filho" - EMPEV - Março/2019.
Estudantes da EMPEV participando de uma Contação de Histórias - Março/2019.
Biblioteca "Dr Newton de Paiva Filho" - EMPEV - Março/2019.

Projeto: Contação de Histórias

Vivemos um tempo onde as mídias digitais vêm tomando cada vez mais espaço na vida dos nossos alunos, despertando os interesses mais diversos e ocupando um lugar que, anteriormente, seria de um bom livro na cabeceira da cama. Todo esse processo de bombardeio de informações e saberes para além da escola, vêm desviando o olhar da criança e do adolescente da leitura e do prazer que ela pode proporcionar àqueles que mergulham no universo imaginário das histórias.

Uma história lida com desejo ou ouvida de modo prazeroso pode transportar leitores e ouvintes para universos paralelos onde a imaginação ganha lugar privilegiado e inspirador, regatando e/ou despertando o desejo da leitura.

Cabe à escola e seus sujeitos a compreensão de que a formação do leitor é sua função primordial, e a afirmativa de que o espaço da biblioteca pode ser um grande aliado nesse desafio. Criar o prazer pela leitura e o desejo de explorar os livros como fonte de conhecimento e descoberta do mundo, seja este fictício ou real, é nossa tarefa.

Partindo destes pressupostos, acreditamos que a contação de histórias de forma planejada e instigante será um recurso para favorecer o resgate do prazer da leitura no cotidiano escolar e em outros ambientes que a oportunizem.


 Equipe da Biblioteca