Vida no Trânsito


O Projeto

Os acidentes de trânsito tornaram-se um problema de saúde pública mundial em função da magnitude e da gravidade das lesões que ocasionam. Além de gerar custos econômicos e sociais crescentes, demandam atuação multiprofissional, intra e intersetorial bem articulada para o seu enfrentamento.
Premiação de 2016, onde recebemos pela segunda vez o selo Ouro.

Em Belo Horizonte, esses acidentes representam, após as agressões, a segunda causa de morte entre as causas externas. Em 2009, foram 469 óbitos de residentes do município decorrentes de acidentes de trânsito e em 2008, 464 óbitos, representando, respectivamente, uma taxa de 19,0 e 19,1 por 100.000 habitantes. O óbito ocorre especialmente em adultos jovens e homens, que também são as principais vítimas em todas as faixas etárias. O atropelamento é mais significativo em idosos.

Atropelamento tem sido a principal causa do óbito (6,7 por 100.000 hab em 2008), porém observa-se uma elevação preocupante, desde 2005, de óbitos de ocupantes de motocicleta (3,9 por 100.000 habitantes em 2008).

Diante deste cenário e por apresentar um potencial para o desenvolvimento do projeto Vida no Trânsito, Belo Horizonte foi uma das cinco cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde (MS), além de Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR).

O projeto Vida no Trânsito prevê o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e cultura de paz no trânsito e de prevenção das lesões e mortes causadas por acidentes, gerando oportunidades de colaboração e coordenação conjuntas da saúde com outros setores, governamentais e não-governamentais.

    Nossa Escola



    Premiação de 2015, onde recebemos pela primeira vez o selo Ouro.
    Quando se fala em acidentes de trânsito, as crianças são um dos grupos mais afetados, justamente por sua vulnerabilidade. Sempre pensando na segurança e educação de nossos alunos, a escola participa há 5 anos do projeto.
    Premiação de 2018, onde recebemos pela quarta vez o selo Ouro pela qualidade do projeto desenvolvido.
    Estudantes assinam a faixa e sinalizam para SMED a participação da EMPEV no Escola Segura - 2018.
    Alunos do 5º ano entrevistam agentes públicos e esclarecem suas dúvidas sobre a vida no trânsito - Setembro de 2018.
    Alunos do Programa Escola Integrada promovem a sinalização interna da Escola, 2015.


    O projeto é desenvolvido principalmente pelos alunos do Programa Escola Integrada, onde são realizadas ações e atividades que trabalham a conscientização das crianças sobre a vida no trânsito. Em 2019 completamos a quinta participação no programa, sendo que em todas as nossas participações, fomos premiados pela secretaria de Educação de Belo Horizonte com o Selo Ouro pela qualidade do desenvolvimento do projeto.
    Abertura do projeto Vida no Trânsito, Julho de 2018.

    Visita na EMPEV da BHtrans em 2016.


    Projeto Vida no Trânsito - Histórico


    ANO 2009


    Em outubro de 2009, durante a realização do Fórum Mundial sobre Trauma promovido pela OMS/OPAS na cidade do Rio de Janeiro, o Ministro da Saúde assinalou o interesse do Brasil em participar da iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (Road Safety in 10 countries / RS10).



    ANO 2010

    No dia 11 de março de 2010 ocorreu a primeira reunião do Governo Brasileiro para apresentar e discutir sobre o Projeto RS10 e o Plano de Ação da Década pela Segurança Viária 2011/2020.

    Nessa ocasião constituiu-se uma Comissão Interministerial para planejamento, monitoramento e avaliação das ações a serem desenvolvidas no Brasil. Essa Comissão Interministerial foi constituída inicialmente por representantes dos Ministérios da Saúde, Cidades (Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana), Transportes, Justiça (Departamento de Polícia Rodoviária Federal), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Casa Civil. Em relação ao Plano de Ação da Década 2011/2020, essa pauta foi inserida na agenda do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito coordenado pelo Ministério das Cidades. Em 12 de março, houve a segunda reunião, na sede da OPAS, com presença de representantes da OMS/OPAS, parceiros internacionais, Comissão Interministerial e outros convidados para apresentação do projeto e informes gerais.

    Em 06 de abril a Comissão Interministerial definiu como fatores de risco prioritários a serem 17 trabalhados nesse projeto:

    • associação de ingestão de bebida alcoólica e direção;
    • velocidade excessiva e inadequada.

    Selecionaram-se também cinco cidades, sendo uma por região, para implantação do projeto conforme se segue: Belo Horizonte/MG (Região Sudeste), Campo Grande/MS (Região Centro Oeste), Curitiba/PR (Região Sul), Palmas/TO (Região Norte) e Teresina/PI (Região Nordeste).

    Os critérios para definição dessas cidades foram:
    • regionalização;
    • populacional;
    • epidemiológicos (mortalidade por 10.000 veículos,mortalidade por 100.000 habitantes e internação hospitalar);
    • ser integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT); v) ser sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 ou cidade anfitriã;
    • ter prioridade e adesão política;
    • ter capacidade técnica e operacional;
    • ser cidade contemplada com recursos do PAC;
    • cidade que tenha colaboração técnica da OPAS Brasil;
    • cidade apoiada pelo Ministério da Saúde através do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito;
    • cidade que tenha iniciativa na área de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

    A partir do dia 23 de abril foram realizadas visitas técnicas nessas cidades pela Comissão Interministerial e OPAS. Essas reuniões tiveram como objetivo sensibilizar os gestores sobre a importância do projeto e do desenvolvimento de ações integradas e intersetoriais de prevenção de lesões e mortes no trânsito e de segurança viária e paz no trânsito; despertar o interesse pelas questões referentes ao projeto; discutir o projeto e sua importância para o município; refletir sobre os fatores de riscos e de proteção possíveis de minimizar as lesões e mortes provocadas pelo trânsito; e ter a adesão dos prefeitos ao referido projeto.

    Nos dias 12 e 13 de maio, em Brasília, a Comissão Interministerial reuniu-se com representantes da OMS, OPAS Washington e Brasil, Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da Fundação Oswaldo Cruz – CLAVES/FIOCRUZ, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e outras parcerias internacionais.

    Nessa reunião pactuou-se que o projeto RS10 no Brasil será denominado de VIDA NO TRÂNSITO.

    Apresentou-se o relatório das visitas técnicas nas cinco cidades, destacando as potencialidades e fragilidades de cada município em relação às ações de prevenção de lesões e mortes provocadas pelo trânsito e verificou-se a necessidade de ser criada por Portaria Interministerial, a Comissão Nacional de acompanhamento do Projeto VIDA NO TRÂNSITO composto por representantes do Governo Federal, da OPAS Brasil e outros órgãos e entidades públicas ou privadas a serem convidados.

    A coordenação do projeto no Brasil será do Ministério da Saúde, através do Departamento de Análise de Situação de Saúde – DASIS da SVS, em parceria com OPAS Brasil.





    ..Referência:
    Disponível em <https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/informacoes/seguranca-e-educacao/vida-no-transito>; acesso em <10 de agosto de 2018>.